quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Monocultura X Sustentabilidade

Não há dúvidas de que o crescente aumento da população nas regiões metropolitanas, acabam por aumentar o consumo de alimentos. Para atender esta demanda o emprego de tecnologia aliado às atividades agrícolas tem sido aplicada e intensificada desde a segunda guerra mundial .
Uma das técnicas agrícolas mais usuais é a monocultura, que emprega baixa mão-de-obra e utiliza maquinários sofisticados, agrotóxicos, herbicidas, e inseticidas. Este modelo de plantio requer uma área muito grande para aração ou tombamento para revolver a terra para gradeação, isto garante uma vantagem no aumento da produção e taxa de produtividade, porém provoca grandes danos na fauna, flora, solo e cursos d'água.
 A Aplicação constante de defensivos agrícolas e adubos químicos contaminam e empobrecem o solo, além de serem lixiviados pela ação da chuva para rios e lagos, afetando a fauna, a flora e a qualidade das águas que abastecem as cidades. A impregnação destes insumos no solo tendem a deixa-lo estéril. 
Algumas técnicas de plantio como por exemplo monocultura, podem atender as demandas da população do tempo que se chama "Hoje", mas não é o meio mais sustentável, temos que pensar em suprir esta geração sem exaurir os recursos naturais para a geração futura.

Santos, Leandro



Bibliografia consultada: Ross, Jurandir L.S. (org) Geografia do Brasil, 
São Paulo:Edusp,2009.p.225,226e 228

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.