quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A EUROPA ENCONTROU NO DIESEL SUA MELHOR SOLUÇÃO PARA REDUZIR A EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA, O CO2.


Carros diesel superam restrições ambientais
Legislação de emissões mais apertada provoca a reinvenção dos sistemas de injeção e pós-tratamento

PEDRO KUTNEY, AB | De Blois (França)
Controle de emissões: diesel é solução na Europa


























Com a legislação de emissões de poluentes mais rigorosa, muitos especialistas 
apostaram no encarecimento e, por consequência, na redução das vendas de 
veículos leves a diesel na Europa, onde o combustível move cerca de
 metade da frota – na França essa penetração passa de 70%. Os limites de 
emissões previstos pela norma Euro 6, cuja primeira fase entra em vigor na União
 Europeia a partir de 2014, imporia a adoção de tecnologias muito caras, 
reduzindo naturalmente o interesse dos europeus pelo diesel. Mas não
 parece ser essa a tendência. “Muitos dizem que pode ser o fim do
 diesel (para automóveis de passageiros), 
mas estou certo que não”, garante Xavier Cousin, diretor do Centro Técnico de 
Sistemas de Gerenciamento de Motores Diesel da Delphi em Blois, na França.
 “Existem possibilidades de evolução. Tudo é uma releitura da tecnologia”, afirma.

A Europa encontrou no diesel sua melhor solução para reduzir a emissão
 de gases de efeito estufa, o CO2. Tecnologias adotadas a partir da
 década de 90, como o sistema de injeção commom rail, tornaram os carros diesel
 de 25% a 30% mais econômicos do que os a gasolina, consequentemente emitindo
 cerca de 25% menos CO2. Contudo, é mais difícil (e caro) controlar os poluentes
 venenosos dos motores diesel (como CO, NOx e particulados), o que levou ao
 desafio de estimular o uso do combustível e, ao mesmo tempo, limitar severamente
 seus índices de poluição, por meio de tecnologias caras. 

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