segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL


SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Enceto este  texto com a definição de Sustentabilidade Clássica da ONU, do relatório Brundland, (1987) “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”. 
As mudanças ambientais que dizem respeito à sustentabilidade empresarial devem partir da alta cúpula da empresa (diretores e acionistas). A mudança deve ser primeiramente cultural. Faz-se necessário perceber que os recursos naturais são finitos, que a fome, a escassez de água e a miséria são reais. Que apesar de existir mão-de-obra em abundância,  as pessoas devem ser tratadas com igualdade, respeito ,trabalhar em boas condições e que além disso,  existe legislação trabalhista e ambiental para serem cumpridas.
Sensibilizados com estes fatos reais e guiados pela legislação vigente, a alta cúpula desenvolve a capacidade de transformar a sua empresa em um exemplo de sustentabilidade. Traçando metas que observem “o respeito a todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução.” Leonardo Boff.
O processo de gestão do desenvolvimento sustentável em uma empresa deve visar dois pontos básicos para obter sucesso: 1- colaboradores e 2- Educação Ambiental.  Se estes dois pilares: pessoas e conscientização não estivem bem alicerçados o processo de gestão estará predestinado ao fracasso.
È necessário que o colaborador tenha consciência de que cada vez que se produz  com alto índice de desperdício, é matéria-prima que vai ser desperdiçada, que este prejuízo não é somente da empresa mais do planeta. Cada vez que desperdiçamos os bens comuns como: água, energia, fazemos mau uso do solo, poluímos os cursos D’água, estamos prejudicando não somente a empresa mais a humanidade em geral, estamos condenando a casa de nossos descendentes “ o planeta terra”.
Estando então conscientizados, esses colaboradores serão multiplicadores destas ideias e começarão a trabalhar de maneira mais consciente, evitando os desperdícios de matéria-prima, alimentos, energia elétrica, água, etc. Trazendo para a empresa então uma diminuição com estes gastos.
Investir na educação ambiental dos colaboradores desenvolvendo uma sensibilização ambiental é o segundo passo para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.
O terceiro passo é fazer levantamentos reais de aspectos e impactos ambientais da empresa, e tomar as medidas  preventivas, mitigadoras e potencializadoras necessárias. Para tanto deve-se verificar a procedência e a rastreabilidade das matérias-primas/produtos compradas pela empresa , o seu grau de  periculosidade ao meio ambiente e a saúde do colaborador, as condições que os fornecedores impõe aos seus trabalhadores, investir na adaptação/troca de equipamentos poluentes, se comprometer com aspectos sociais da comunidade do entorno o que chamamos de responsabilidade social.
Essas atitudes geram boas ações, que geram boa imagem para a empresa, diminuição de gastos com desperdício de matérias-primas/produtos, retrabalho o que gera também economia nos gastos básicos água/energia elétrica. O mais importante é conservar o planeta para que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos naturais existentes.

          Foto
 Roseli Gomes de Lima Santos
   Técnica em Meio Ambiente
                  @Rhoselili

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