O que é arquitetura sustentável?

Algumas construções geram impactos bastante graves e que prejudicam o meio ambiente. Isso pode ocorrer tanto durante a fase de produção da construção (como extração, processamento e distribuição de produtos), quanto na fase de utilização da construção (como aplicações no local e disposição dos produtos correspondentes). A ideia da arquitetura sustentável é diminuir todos esses impactos.
Apesar dessa questão sustentável ser debatida e exposta na mídia com maior intensidade nos dias de hoje, a arquitetura sustentável surgiu nos anos 70 com foco no uso de materiais ecologicamente corretos ou reciclados.
A criação de prédios que sejam cada vez mais eficientes energicamente é um bom exemplo de arquitetura sustentável. Para chegar a resultados efetivos, é importante visar a utilização racional das matérias-primas, além de prever qual o destino correto dos resíduos gerados na própria obra.
Um dos mitos deste tipo de construção é referente ao valor. Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, não existe um aumento de preço, muito pelo contrário, os custos de uma obra sustentávelpodem ser menores. A economia poderá ser encontrada na utilização dos recursos certos e na realocação de materiais.
De acordo com os dados do Worldwatch Institute, o setor daconstrução civil responde por 40% do consumo mundial de energia e 16% da água utilizada no mundo. Continuar e ampliar essa ideia demodelos sustentáveis de arquitetura é uma das soluções para diminuir os danos causados ao nosso planeta.
E então, mais alguma ideia de construção sustentável?
fonte: http://www.onduline.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.