quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ANTROPOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE.



ANTROPOLOGIA, CULTURA E SOCIEDADE.


Cultura é um conjunto de valores que são adquiridos a partir da convivência entre grupos e sociedades em que o homem vive. Sem limitar-se ao fato de possuírem determinados conhecimentos, todavia, abrange tudo e está em todos os aspectos da vida. Inclui crenças, artes, moral, costumes, direitos e hábitos.

A diversidade cultural é a variedade de (conhecimentos, ideologias, crenças, costumes, etc.) que as sociedades adquirem com a convivência. Já a desigualdade sócio econômica , são as disparidades que existem entre as sociedades e que alteram  a qualidade de vida de um determinado grupo de pessoas  e que está na origem dos conflitos entre os povos.

Existe uma grande complexibilidade institucional e heterogeneidade oriunda das diferentes tradições, que são frutos da vivência social e que devem ser respeitadas, de modo que: seja valorizada a individualidade de cada um , levando em consideração os valores , crenças e atitudes que são subjetivadas no individuo.

A diversidade cultural é a variedade de (conhecimentos, ideologias, crenças, costumes, etc.) que as sociedades adquirem com a convivência. Já a desigualdade sócio econômica, são as disparidades que existem entre as sociedades e que alteram  a qualidade de vida de um determinado grupo de pessoas  e que está na origem dos conflitos entre os povos. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidademultiplicidade de ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.

Uma analogia com o conceito de  biodiversidade pode ser útil nesse caso, uma vez que, a biodiversidade é considerada essencial para a sobrevivência a longo prazo da vida na Terra, a diversidade cultural pode ser vital para a sobrevivência a longo prazo da humanidade, e que a preservação dos variados tipos de culturas se torna  tão importante para a humanidade como a conservação das espécies e do ecossistemas para a vida em geral.

BIBLIOGRAFIA:
LARAI, Roque de Barros. Texto: Como opera a cultura.    
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Texto: Pensando em partir.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes.  Texto: Origens de um diálogo.
DAUSTER, Tania.  Texto: Um saber de fronteira – entre a Antropologia e a Educação.

Roseli Gomes 
Técnica em Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.