Cada indivíduo nasce em
um mundo cultural onde é ensinando a maneira com a qual ele deve se comportar e
agir, a todo tempo esses comportamentos são avaliados à medida que se transgrida
ou se atenda aos padrões que foram estabelecidos.
“Desde o nascimento nos encontramos envoltos
por valores herdados, porque o mundo cultural é um sistema de significado
estabelecido por outros (...) Na medida em que atendemos ou transgredimos
certos padrões, nossos comportamentos são avaliados bons ou maus, e o que
produzimos é julgado belo ou feio.”(ARANHA, pág. 1).
As diferenças
existentes entre determinados grupos são denominadas de diversidade cultural.
Essa diversidade diz respeito a variedade e convivência de ideias e são
produzidas pelos grupos sociais ao longo de suas histórias, de suas
experiências em grupo, na organização da vida social e política.
Entende-se então que, o
conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e que são
adquiridas por meio da educação, tradição e pelo cotidiano é denominado de
moral. Que Durkheim definia como a “ciência dos costumes”.
“(...)
moral é um conjunto de valores e regras de ação propostas aos indivíduos e aos
grupos por intermédio de aparelhos prescritivos diversos, como podem ser a
família, as instituições educativas, as igrejas, etc.” (FILOSOFIA E ÉTICA pág.
87).
Em um mundo globalizado
fica impossível a convivência entre tantos grupos diversos, se não houvesse um
código moral para nortear os conflitos entre as diferenças. Daí a importância
da Declaração Universal dos Diretos Humanos.
“(...)
na vida moderna há uma primazia do
indivíduo sobre a coletividade. A coletividade moderna é uma soma de
indivíduos. A moral é, então, o que a soma dos indivíduos humanos estabelece
como lei para si a fim de se protegerem mutuamente, e de não se prejudicarem
reciprocamente, ou até para se beneficiarem.” (FILOSOFIA E ÉTICA pág. 94).
Surge então, a ética
que nasce da necessidade do
questionamento sobre a moral. A ética leva o homem a questionar os valores
estabelecidos pela moral e o faz agir não somente por hábitos ou educação, mas
por inteligência convicção e responsabilidade. O que leva Weber a defender duas
vertentes da ética, a saber: a ética da convicção e a ética da
responsabilidade.
“Fazer o bem é cumprir a norma, independente
do resultado que isso trará”. (FILOSOFIA E ÉTICA pág. 103).
A ética da
responsabilidade tem o seu valor pautado nos resultados, ou seja, o indivíduo
realiza a ação em função do resulto que será obtido.
Explicadas algumas
definições, é importante salientar que o indivíduo se torna um se moral através
da educação e da convivência com outros seres humanos. A criança nos primeiros
anos de vida passa por um período
marcado pela ausência da lei, que é denominado (anomia). Entre os três e quatro
anos ela começa a perceber a presença das normas que norteia seu grupo social,
que é chamado de (heteronomia), somente por volta dos sete anos de idade a
criança percebe que é um ser autônomo que goza de liberdade e pode fazer suas
próprias escolhas, essa etapa é denominada de (autonomia).
Referências
Bibliográficas:
GOMES, Nilma Lino.
Educação e Diversidade Étnico-Cultural.
Belo horizonte, 2000.
ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda. História da
Educação.
Texto: “Os Valores” disponibilizado na plataforma.
ASSMANN, José Selvino.
Filosofia e Ética. Universidade aberta do Brasil, 2009.
Técnica em Meio Ambiente
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