domingo, 16 de junho de 2013

ACIDENTES AMBIENTAIS: CRONOLOGIA DE ACIDENTES COM PETRÓLEO

O derramamento de petróleo é um tipo de poluição ambiental muito grave e difícil de ser contido, e devido a sua toxidade é letal para animais marinhos e para aves migratórias, além de prejudicar indiretamente a população litorânea.

O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.

A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio ou oleodutos. Os vazamentos podem ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição, causando danos enormes ao meio ambiente e muitas mortes.

Esses derramamentos acontecem em razão de falhas dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo.

CRONOLOGIA :


1971- Nos últimos 40 anos, os EUA sofreram várias marés negras grandes, além da causada pelo desastre do "Exxon Valdez".No dia 29 de março de 1971 o petroleiro americano "Texaco Oklahoma" naufragou a cem milhas de cabo Hatteras, na costa leste do EUA, o que causou um vazamento de 32.900 toneladas de petróleo.


1979- Já em 3 de junho de 1979, a plataforma mexicana "Ixtoc 1" se rompeu na Baía de Campeche (México) e derramou 420 mil toneladas de petróleo no mar. A enorme maré negra afetou durante mais de um ano as costas de uma área de mais de 1.600 km2.


1989- Entre as tragédias mais graves deste tipo no mundo destaca-se a que aconteceu em 24 de março de 1989, envolvendo a embarcação americana Exxon Valdez.O petroleiro se chocou contra um recife, no Alasca, o que gerou um vazamento de 42 mil toneladas de petróleo, causando uma maré negra de 6.000 km2 e que, até o momento, foi o maior desastre ambiental na história dos EUA.



1990- Aconteceram três acidentes, que lançaram aproximadamente 52.500 toneladas de poluentes no meio ambiente. No dia 6 de março de 1990, a embarcação "Cibro Savannah" explodiu e pegou fogo em Linden, no estado de New Jersey, e causou um vazamento de mais 32 toneladas de hidrocarbonetos.Três meses depois, no dia 8 de junho, o petroleiro "Mega Borg" derramou 20.500 toneladas de petróleo em Galveston, no sudeste do Texas.á no dia 16 de setembro, também de 1990, o petroleiro "Júpiter" pegou fogo em City Bay, Michigan.



1991- Além destas tragédias causadas por acidentes, um os maiores vazamentos de petróleo da história foi provocado pelo Governo do Iraque, que em janeiro de 1991 jogou no Golfo Pérsico mais de 1 milhão de toneladas de óleo dos poços do Kuwait para dificultar o desembarque aliado. A mancha negra se estendeu a cerca de 3.200 km2 e causou enormes danos ecológicos.



1993-
No dia 10 de agosto de 1993, três navios bateram na Baía de Tampa, na Flórida, entre eles o "Bouchard", que derramou mais de 84 toneladas de óleo.



1994- Em agosto de 1994, a ruptura de um oleoduto na República Autônoma dos Komi, no norte da Rússia, causou uma catástrofe ambiental de grandes dimensões, com um vazamento de entre 200 mil e 300 mil toneladas de petróleo sobre os campos de Usinsk e os rios Usa e Kolva.



2000-A brasileira Petrobras também já foi a responsável por acidentes de grande repercussão – mas nem sempre punida de forma exemplar. Em 2000, por exemplo, uma sucessão de erros de funcionários da estatal provocou um acidente que emporcalhou dois rios e despejou 4 milhões de litros de petróleo no Paraná. O óleo vazou de um duto na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no município de Araucária, e espalhou-se pelos rios Barigui e Iguaçu até a cidade de Balsa Nova.


2007-
Mais recentemente, no dia 7 de novembro de 2007, o cargueiro sul-coreano "Cosco Busan", de quase 280 m de comprimento, se chocou contra a base da ponte que une San Francisco à cidade de Oakland por causa de um denso nevoeiro. Foram derramadas mais de 132 toneladas de petróleo.



2009- A maior maré negra do último ano aconteceu no dia 21 de agosto de 2009, no Mar do Timor, causada por um vazamento de 450 toneladas de gás e petróleo de duas plataformas da companhia PTTEP Australaia. Foi formada uma maré negra que cobriu 10.000 km2 no sudeste asiático.


2010- Já em 2010 houve vários acidentes ambientais envolvendo derramamento de petróleo: No dia 23 de janeiro, a colisão entre duas embarcações, um navio-tanque de 182 metros de comprimentos que transportava petróleo e um navio-guindaste que rebocava uma barcaça, causou o vazamento de 1.700 toneladas de petróleo em Port Arthur, a 150 quilômetros de Houston.


2010- Explosão e naufragio da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, morreram 11 engenheiros da platorma Transocean, vazaram 4,9 milhpoes de barris ou seja, 780 milhoes de litros, tudo isso por falta de regulamentação na exploração do petroleo em águas profundas.


2010- SÃO PAULO – Cerca de 1.500 litros de óleo foram derramados próximo à plataforma de processamento P-47, no campo de Marlim, na Bacia de Campos – cerca de 160 km da costa de Macaé.


2011- O Brasil é vitima de um grande derramamento de petróleo em águas profundas, com o anúncio de que um poço da Chevron, na Bacia de Campos (RJ), está vazando mais de 300 barris de petróleo por dia. O vazamento é semelhante ao ocorrido na plataforma da BP Golfo do México em 2010, mas em uma dimensão bem menor, e não houve explosões ou mortes. A causa do vazamento ainda é desconhecida. A principal hipótese, levantada pela concessionária, é de que uma fratura provocada por procedimento estabilização do poço tenha liberado fluido que vazou por uma falha geológica, formando a mancha identificada no dia 8. Assumindo que o derramamento começou ao meio dia de 8 de novembro, 24 horas antes das primeiras imagens de satélite detectarem o vazamento, estima-se uma taxa de vazamento de 3,7 mil barris por dia. Esse número é dez vezes maior do que a estimativa da Chevron, de 330 barris por dia.


2012- No ano de 2012 surgiram vários rumores de vazamentos: segundo o Ibama, vazaram aproximadamente 10 litros de água oleosa do convés da Plataforma Cidade de Santos com dimensões aproximadas de 5 metros por 2 metros .
Um trem que transportava petróleo descarrilou na região centro-oeste do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, houve derramamento de 30.000 galões de combustível. Não houve registro de feridos.






Roseli Gomes 

Técnica em Meio Ambiente





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.