domingo, 16 de junho de 2013

QUALIDADE DE VIDA E AMBIENTE DE TRABALHO

Qualidade de vida no trabalho QVT, é um conceito ligado a condições éticas e humanas que compreendem desde a exposição a riscos ocupacionais do ambiente físico do trabalho até aos padrões de interação entre as  pessoas e a organização estabelecidas durante todo o processo laborativo.
A falta de qualidade de vida no trabalho é um fator que precede os adoecimentos de natureza física, mentais e emocionais nos trabalhadores, além de ser um dos fatores que mais contribuem para o aumento do absenteísmo e dos acidentes de trabalho.
Pode-se considerar de um modo geral, que  más condições de trabalho são geradas por:

  • falta de valorização do individuo;
  • cobrança excessiva por parte da liderança;
  • estabelecimento de metas que são inatingíveis, gerando sensação de incapacidade;
  • tarefes que imputem ao individuo desgaste físico;
  • layout desfavorável ao desenvolvimento das atividades.
  • exposição á riscos físicos, químicos biológicos.

A qualidade de vida está inserida no contexto ambiental,uma vez que o ser humano é parte integrante do ambiente, por isso é de responsabilidade da organização empresarial zelar pela saúde e bem estar do trabalhador, assim como o deve fazer em relação a natureza.
O mercado de trabalho esta cada vez mais globalizado, exigente e dinâmico, exigindo um grande esforço dos trabalhadores para se adaptarem e permanecerem no sistema.  Entretanto é de grande valia ressaltar, que a vida deve ser preservada e respeitada  em sua plenitude.



Roseli Gomes 
Técnica em Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.